LBV - DIGA SIM

Natal, confraternizações e reformulação no elenco. Essas são três coisas sempre garantidas no final de ano de Santa Cruz e Náutico. Nesta temporada, porém, as mudanças são motivadas não por uma evolução, mas sim por uma queda de desempenho que culminou no rebaixamento à Série C. A hora é de avaliar a temporada e pesar o que não deixará saudades e o que pode ser reaproveitado no futuro. Os pernambucanos já iniciaram o planejamento de 2018. A Folha de Pernambuco vai mostrar a atual situação de tricolores e alvirrubros. Quem já foi embora, aqueles que ficarão e os demais que estão com o futuro indefinido.

Rebaixamento, crise financeira e indefinições. O cenário nas Repúblicas Independentes do Arruda neste fim de 2017 é parecido com o do ano passado. A nova grande debandada no elenco fará o Santa Cruz começar 2018 do zero. Além disso, com a eleição presidencial no dia 5 de dezembro, o futebol só terá novidades após o desfecho do processo político. Uma coisa é certa: haverá grande desmanche no elenco.

Apenas sete de 33 jogadores têm contrato para o ano que vem: o goleiro Lucas Silva, o zagueiro Eduardo Brito, os volantes João Ananias e Lucas Gomes, o meia Kelvy e os atacantes Augusto e André Luís. O último deles pode estar de saída para o Botafogo.

No ano passado, cerca de 20 atletas deixaram a Cobra Coral depois da queda à Série B. Com o novo descenso, o roteiro segue o mesmo. Segundo informações apuradas pela reportagem da Folha de Pernambuco, o Santa projeta uma grande integração entre a base e o profissional. Com a desistência de disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018 por falta de verba, a pretensão é lançar de dez a 12 garotos logo na pré-temporada.

O vice-presidente Constantino Júnior teve até uma reunião na última sexta-feira com a garotada para tratar sobre questões contratuais. Os pratas da casa que devem aparecer no plantel principal do próximo ano são: Wesllley, Lucão, Ítalo, Warley, João Carrol, Téo, Anderson, Matheus Cotrim e Pequeno. Além desses, mais quatro jovens serão observados pela comissão técnica, mas só subirão caso sejam aprovados.

Com seu futuro presidente (Edno Melo) definido e comandante (Roberto Fernandes) de contrato renovado, o Náutico já iniciou o planejamento para a Série C. Tanto é que o treinador sequer foi para Lucas do Rio Verde, onde o Timbu encarou o Luverdense na rodada final da Série B. O foco está todo em 2018.

Do atual grupo, apenas cinco jogadores possuem contrato para a temporada seguinte: Jefferson (goleiro), Henrique Ávila (lateral-esquerdo), Jobson (volante), Cal (meia) e Iago (atacante). Desses, apenas os dois primeiros estavam atuando com regularidade no time titular. A equipe ainda tem alguns atletas voltando de empréstimo, como Jefferson Nem e Rogerinho. Mas nem mesmo os que possuem vínculo para 2018 estão assegurados. Basta ver a declaração mais recente de Ávila. “Meu empresário vai conversar ainda com o presidente para tentar um acordo. O que for melhor para ambos vai acontecer. Assinei a renovação, mas se chegar alguma coisa e for bom para mim e para o Náutico, escolheremos o melhor”, declarou.

Antes mesmo do fim da Segundona, vários nomes deram adeus ao clube. Dos titulares, Breno (zagueiro), William Schuster, Giovanni, Bruno Mota (meias), Dico e William (atacantes) não permanecem. Os laterais Joazi e David também estão de saída – o primeiro será emprestado ao Boa Esporte, enquanto o segundo tem destino indefinido. Nomes como Amaral, Diego Miranda e Rafinha dificilmente continuarão no próximo ano. O Timbu está observando alguns garotos do sub-20, além de atletas da região Nordeste neste final de ano. Mas Roberto Fernandes já declarou que quer um time “cascudo” para a disputa da Série C.

Situações contratuais dos elencos:

Santa Cruz
Goleiros: Júlio César (Red Bull/SP), Jacsson (Internacional), Miller (Tabauté/PE) e Lucas Silva (tem contrato);
Zagueiros: Anderson Salles, Bruno Silva, Guilherme Mattis, Sandro (fim de contrato), Eduardo Brito (tem contrato) e Lucão (negocia renovação);
Laterais: Walber, Vítor, Tiago Costa, Ítalo (fim de contrato), Nininho (Red Bull/SP) e Yuri (Botafogo)
Volantes: Wellington Cézar (fim de contrato), João Ananias (tem contrato), Derley (Fortaleza) e Lucas Gomes (tem contrato)
Meias: João Paulo, Thiago Primão, Marcílio, Kelvy, Jeremias e Natan (fim de contrato)
Atacantes: Grafite e William Barbio (fim de contrato), Ricardo Bueno (Red Bull/SP), Halef Pitbull (Cruzeiro), Augusto (tem contrato), Bruno Paulo (Corinthians) e André Luís (tem contrato, mas negocia com o Botafogo).

Náutico
Goleiros: Jefferson (tem contrato), Busatto (fim de contrato)
Zagueiros: Feliphe Gabriel, Rafael Ribeiro, Aislan e Léo Carioca (fim de contrato)
Laterais: Henrique Ávila (tem contrato); Joazi (Boa Esporte), David, Manoel, Léo, Sueliton (fim de contrato)
Volantes: Amaral, Diego Miranda, Renan Paulino, William Schuster, Niel (fim de contrato), Jobson (tem contrato)
Meias: Cal (tem contrato); Rafinha, Bruno Mota (fim de contrato)
Atacantes: Leílson, Gerônimo, Gilmar, Vinícius, Rafael Oliveira (fim de contrato); Iago e Jefferson Nem (tem contrato)

Publi1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui